“NÃO DEITE FORA” (“NE JETEZ PLUS”) – Por um ciclismo mais ecoresponsável

Esta é uma das principais causas abraçadas pela organização do Granfondo Serra da Estrela, tentando sobretudo consciencializar os atletas para a necessidade de mudar comportamentos, essenciais para a preservação dos cenários naturais onde se organizam estes eventos e para a continuidade destes ao longo do tempo.

O Granfondo Serra da Estrela vai desenrolar-se integralmente no Parque Natural da Serra da Estrela, uma área protegida de enorme beleza e de valor ambiental. Este facto, deve ser motivo para que todas as pessoas envolvidas neste evento, desde a organização aos participantes tenham um comportamento exemplar, salvaguardando o valor desta paisagem natural e a sustentabilidade do Granfondo Serra da Estrela.

Conscientes da realidade de que o ciclismo, profissional e amador, tem muito a fazer para adequar a sua imagem aos valores da preservação do meio ambiente, a Ultra Spirit sports, responsável pela organização do Granfondo Serra da Estrela aderiu aos projectos internacionais Ecocyclo e Ne Jetez Plus. Este último, elaborou inclusivamente uma versão do seu logo oficial em português, propositadamente para os eventos da responsabilidade da Ultra Spirit sports com a mensagem “Não Deite Fora”. A Ultra Spirit sports junta-se assim, como a primeira organização desportiva portuguesa, a organizações de outros eventos como o Quebrantahuesos, L’Etape du Tour, La Leggendaria Charly Gaul e outros eventos de referência como parceiro destes projectos reconhecidos pela UCI, procurando evitar que os grandes eventos de ciclismo fiquem marcados pelo rasto de lixo deixado ao longo da estrada e das suas bermas.

A grande mudança pode fazer-se por pequenos gestos e a atitude de não deitar o lixo fora das zonas destinadas para tal significa a poupança de horas de uma árdua tarefa feita pelos voluntários ao longo percurso, buscando e apanhando o resto dos invólucros deixados pelos atletas, para que da grande festa do ciclismo que reúne atletas amadores e profissionais a 9 de Julho não restem senão as boas recordações.

Complementando este trabalho de consciencialização e motivação para um melhor comportamento dos atletas ao longo do percurso, a organização, no Granfondo Serra da Estrela vai levar a cabo várias acções e dar um maior destaque, nos reabastecimentos, às áreas propositadamente identificadas para os participantes depositarem os seus invólucros de embalagens vazias.

Mais informação em: http://www.nejetezplus.com/

Skyroad - Serra da Estela - Eco Responsabilidade
Portugal 2020 Centro 2020 feder câmara municipal de seia câmara municipal de manteigas empty box bmw evoc Aspiring Geopark Estrela Illy mahou litocar fullwear espaços sonoros quiero mis fotos Queijos Fraga museu do pão Turistrela btt seia Manteigas Trilhos Verdes infraestruturas de portugal best emotions Federação Portuguesa de Ciclismo strava Ne Jetez Plus ciclismo a fundo

ULTRA-SPIRIT sports

info@granfondopremium.com
915 225 644
967 422 831
917 575 989