GRANFONDO - DESCRIÇÃO

O percurso do Gran Fondo tem todos os condimentos para se tornar um traçado mítico. Uma contagem de 1ª categoria, uma de 2ª e quatro de 3ª desafiarão os ciclistas na descoberta de algumas das paisagens mais inóspitas e surpreendentes da Serra do Açor. Depois de um início sem grandes dificuldades, os participantes cruzarão pela primeira vez o Rio Zêzere, no meio da paisagem cinematográfica do Cabeço do Pião. Um cenário próprio de um western surpreenderá por certo quem nunca por aqui passou. 

Esta primeira passagem pelo Rio Zêzere marca também o início da primeira grande subida, que levará os participantes até aos 1.068 metros de altitude, no Alto do Xiqueiro, com a parte mais dura da subida a ser ultrapassada no seu final. Esta subida é no entanto marcada pela passagem nalguns dos principais ícons do complexo mineiro da Barroca Grande e Panasqueira. Os símbolos que marcam a actividade mineira espalham-se ao longo do percurso e aqui não será só a “marreta”, mas também a picareta a desafiarem os ciclistas. A dificuldade da subida associada ao enquadramento e a estes símbolos não deixam ninguém indiferente a esta passagem. De repente parece (ou apete-nos mesmo) pararmos no tempo e tentar reconstruir o que seriam os dias vividos neste local quando as minas laboravam em pleno.

O esforço da subida e o piso mais degradado da sua parte final são compensados pela longa descida até Portela de Unhais onde os participantes poderão “voar baixinho” sobre uma autêntica pista com um asfalto irrepreensível. No final situa-se o 1º reabastecimento e logo depois a divisão dos dois percursos. 

Uma série de altos e baixos levam os atletas até às margens da Albufeira de Sta.Luzia, numa nova e espectacular abordagem. Após mais uma contagem de montanha situada no Alto do Fajão, é tempo de desfrutar da estrada “aérea” que inspirou o eterno nome Skyroad, antes de descer para a Pampilhosa da Serra, madrinha deste evento desde o primeiro momento.

Depois da recuperação feita no 2º reabastecimento, é tempo de percorrer a espectacular e desafiante Estrada Nacional 112 num encadeado de subidas e descidas, com passagem na ponte de Cambas e no Orvalho onde o Zêzere marca novamente a paisagem. A aproximação à Aldeia de Bogas de Cima, berço do projecto das Aldeias do Xisto e onde estará situado o 3º reabastecimento, marcará o início da penúltima subida. No alto, uma deslumbrante vista sobre a Torre (Serra da Estrela) compensará todos os que aqui chegarem.

Mais uma descida levará os participantes até ao início da última subida, menos difícil e na sua maioria rodeada pelas cerejeiras que tornaram o Fundão numa referência no que toca a este fruto. Alcongosta é a aldeia cerejeira, a partir da qual os atletas poderão respirar mais calmamente pois até à meta, situada no Pavilhão Multiusos do Fundão restam poucos quilómetros, todos eles feitos a descer (1ª parte) e depois planos (2ª parte).

 

Skyroad - Aldeias do Xisto
Portugal 2020 Centro 2020 provere feder câmara municipal do Fundão câmara municipal do Fundão câmara municipal de Pampilhosa da Serra empty box Illy quiero mis fotos infraestruturas de portugal Federação Portuguesa de Ciclismo Cycling Portugal Europcar Sponser Thule Compex Gobik Look Probar Ne Jetez Plus

ULTRA-SPIRIT sports

info@granfondopremium.com
915 225 644
967 422 831
917 575 989